22 de março de 2021

Módulo para abertura externa de processos que evita o deslocamento do cidadão até a prefeitura foi implantado pela primeira vez no fim do ano passado

Considerada uma cidade que possui um dos melhores projetos de gestão pública do estado do Paraná, Ponta Grossa deu mais um passo em seu processo de transformação digital. O município implementou o módulo Protocolo Oxy, desenvolvido pela Elotech, a maior empresa de software de gestão pública do Paraná.

O Protocolo Oxy é um sistema totalmente WEB acessado através do site da prefeitura. Por meio do sistema, o cidadão consegue fazer solicitações à entidade a qualquer momento e em qualquer lugar. O sistema é totalmente responsivo e funciona em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Disponibilizado primeiramente de forma interna na Prefeitura de Ponta Grossa, no início de 2020, o sistema foi liberado para a utilização externa pelo cidadão no final do mesmo ano passado.

Até o início de março foram abertos 679 processos. No primeiro momento foi liberado apenas assuntos externos para revisão de IPTU, e agora outros tipos de serviços serão liberados gradativamente.

De acordo com o Secretário de Finanças de Ponta Grossa, Cláudio Grokovoski, no início da pandemia a prefeitura optou por implantar o protocolo online Oxy Cidadão da Elotech para que os contribuintes pudessem fazer o pedido de revisão do IPTU, já que as revisões trazem receita e os atendimentos presenciais no prédio estavam todos suspensos.

O sistema foi fundamental para a gestão fiscal, porque o contribuinte dependia do sistema para fazer o pedido e a prefeitura dependia do sistema para revisar e poder cobrar o contribuinte. Segundo o secretário, para os servidores, o processo representou um trâmite mais seguro e eficiente do processo. Tudo aquilo que estava no papel, tudo que tinha em arquivos e gavetas, agora fica na nuvem.

“Essa novidade permite que as pessoas tenham mais tempo de fazer suas solicitações de casa. Agiliza os trâmites e aproxima o contribuinte da administração municipal. Além disso, a Prefeitura de Ponta Grossa caminha hoje para uma administração pública sem papel, então além da redução de custos com impressões e papeis, também tem sido importante nesse processo de digitalização dos trâmites na administração municipal, garante Grokovoski.

Sobre a Elotech:
Com mais de 35 anos de experiência no mercado de tecnologia, a Elotech é a maior empresa de software de gestão pública do Paraná com produtos e serviços de excelência e qualidade superior. Oferece tecnologia de ponta, eficiência e transparência para mais de 550 entidades em todo o país. As soluções da empresa maringaense são voltas aos segmentos de educação, saúde, social, recursos humanos, administração, arrecadação e contabilidade. A Elotech tem conquistado os melhores prêmios de gestão e inovação. É a 23ª melhor empresa para trabalhar no Brasil na categoria médio porte e a melhor empresa maringaense no Ranking Nacional do Great Place to Work (GPTW). Também possui certificações CMMI DEV SVC Nível 3, que atesta aderência ao padrão internacional de qualidade de software, e o MPS-BR DEV “F”. Entre as principais ferramentas desenvolvidas pela Elotech está o Portal Transparência, um dos mais bem ranqueados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A missão da empresa é fornecer tecnologia de alta qualidade, sistemas que funcionam e serviços que resolvem rapidamente o problema dos clientes.

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