Gestão Descomplicada – A importância da gestão em tempos de crise

para focar em outros pontos cruciais.
Em todos os nossos textos vimos o grande benefício que uma boa gestão de materiais traz para a administração pública e privada. Agora, o maior erro que um gestor pode cometer é pensar que, em momentos de crise, como a que estamos vivendo, a gestão de materiais não é prioridade.
A gestão de materiais facilita o enfrentamento de uma crise, e mais, quando o gestor entende seu potencial, ela garante aos gestores a tranquilidade necessária para focar em outros pontos cruciais.
Em momentos de crise, como a atual pandemia causada pelo coronavírus, muitas ações são necessárias, algumas óbvias, como estruturar o sistema de saúde, outras nem tanto, e são nesses detalhes, esses nem tão óbvios e muitas vezes esquecidos pela maioria, que mora o segredo do sucesso ou fracasso no enfrentamento de uma crise.
Mas como a gestão de materiais pode ajudar a vencer a crise?
Para entender melhor, vamos entender como as pessoas enxergam uma crise. Esta que estamos vivendo, por exemplo, é uma crise na área da saúde, então, qual a primeira coisa que os gestores pensam? Temos que reforçar e estruturar os setores de saúde! Acabam deixando outros setores em segundo plano. Porém, pense bem, o que um hospital precisa para funcionar? Claro, primeiro de tudo, mão de obra, mas, funcionário sem material consegue fazer alguma coisa?
Aí é que mora o perigo. Quando se derem conta de que é preciso abastecer os setores que não podem parar, pode ser tarde. Todos viram como, em poucos dias, itens como álcool em gel e máscaras sumiram do mercado, nem mesmo fabricantes tinham mais para fornecer. Como uma Secretaria de Saúde poderia passar por uma situação assim sem itens como estes?
Ter um estoque centralizado e controlado, com margem de consumo programada, permite que todos os setores tenham a segurança de ter materiais suficientes para manter seus atendimentos. Saldos são remanejados para atender quem realmente precisa do material. O gestor sabe exatamente o que tem à sua disposição para decidir como utilizar estes recursos no enfrentamento da crise.
Outro ponto que surge durante o famoso e temido estado de emergência são as dispensas de licitação para compra imediata de materiais, e aqui sim, se o gestor não tiver um porto seguro, todo seu trabalho pode ir por água abaixo, acaba ficando a mercê do mercado, se vendo obrigado a pagar o valor que os fornecedores quiserem, afinal, nessas horas, a tal lei de mercado se faz forte. Mas o gestor que tem uma boa estrutura de gestão de materiais pode inverter a lei de mercado, a tal oferta e demanda não vale, pois ele possui um estoque programado e abastecido, pronto para lhe dar o suporte que precisa neste momento.
Pense nisso, talvez não haja tempo da gestão de materiais ajudar no enfrentamento desta crise, mas uma coisa é certa, crises vêm e vão, quando a próxima chegar, você prefere ser pego de surpresa ou estar pronto?
A gestão de materiais sozinha não vence a guerra, mas, sem ela, com certeza algumas batalhas serão muito mais difíceis.
Por Wellington F. Santos
Gestor Público