25 de março de 2020

Responda essa: Comprar coisas boas com um preço justo ou comprar itens fracionados e com preços diferentes?

 

 

Hoje vamos falar de gestão antes mesmo de ter os bens em mãos. Vamos entender  porque é tão importante começar a gestão dos materiais já no edital. Os editais devem ter um formato organizado e pensado para que seja de fácil identificação, e que sejam previstos os procedimentos a serem seguidos em cada situação. Isso se torna muito mais coerente se forem adotados processos de licitação globais, ou seja, toda a estrutura comprando materiais pelo mesmo processo. Assim, todos compram materiais com a mesma qualidade e com preço justo.

É comum em prefeituras ou outros órgãos públicos  cada secretaria ou cada unidade administrativa elaborando seus próprios editais de compra. Mas pense bem, numa prefeitura, todas as secretarias usam papel sulfite certo? Ou então caneta esferográfica , papel higiênico etc... e o que importa é que todos compram materiais iguais e são pouquíssimos os materiais exclusivos, de caráter técnico e que serão utilizados apenas por um setor.

Então por que cada um comprar o seu, se todos estão comprando os mesmos itens ?

 

A lei de mercado nos mostra que é sempre mais vantajoso comprar em maior quantidade, fora que, pode ocorrer de setores estarem comprando o mesmo material mas pagando valores diferentes. Além disso comprando tudo em um mesmo edital, é possível definir as características do material para que todos utilizem bens de qualidade.

A padronização e unificação dos editais é uma forma de garantir qualidade, eficácia no processo, controle das compras e muita economia, conseguindo o melhor preço pelo melhor produto. Você vai  garantir que ninguém estará comprando gato por lebre e ainda otimiza as compras.

Comece avaliando o que é de uso comum e como são feitas as aquisições destes materiais, depois defina qual o padrão mínimo de especificação e o que os setores precisam para ter um material de qualidade. Feito isso, basta criar  um edital que contenha a demanda de todos os setores e pronto. Registro de preço é uma boa opção para esse tipo de compra.

Pense nisso, o estoque é uma consequência de uma boa compra. Comece comprando bem e você terá economia do começo ao fim do processo.

Por Wellington F. Santos
Gestor Público 

Comentários facebook

Gostou desta notícia? Imagine receber com exclusividade todas as nossas novidades? Conte com a gente e fique por dentro de tudo que fazemos de melhor!
Fique tranquilo, não compartilharemos seu e-mail e também odiamos spam.