Conheça um dos maiores cases de gestão pública de materiais.

O almoxarifado central municipal é um dos maiores cases de sucesso quando se trata de gestão de eficiência dentro de um centro de distribuição da administração pública.
Já imaginou um setor público que funcionasse com a mesma eficiência que uma grande empresa privada? Cumprindo prazos, gerenciando perdas e otimizando custos?
Para muitos isso é apenas um sonho, outros dizem que a administração pública é burocrática demais para isso. Nesta matéria você vai descobrir que gestão pública e eficiência cabem na mesma frase.
Este case pode ser considerado um dos maiores centros de distribuição da administração pública do sul do país, podendo ser comparado a centros de distribuição de grandes empresas, e a comparação não para no tamanho, mais de 9.000 metros quadrados de área de estocagem e movimentação de materiais, mas também pela eficiência em receber, gerenciar e distribuir materiais para mais de 400 pontos de entrega, cumprindo rotas mensais com datas fixas, zelando pela integridade dos materiais e com um planejamento que otimiza as entregas por regiões geográficas, economizando até mesmo combustível e desgaste dos veículos. Tudo isso mantendo a rigidez da burocracia que um órgão público precisa ter.
Quem visita não diz que está em um órgão público, com uma equipe de cerca de 50 pessoas dentre administrativos, operadores e motoristas, é equipado com equipamentos específicos para movimentação de carga, como empilhadeiras elétricas,paletes e paleteiras de movimentação, além da frota de veículos própria que faz a distribuição dos materiais.
Conta também com equipamentos de controle e sistema integrado, inclusive com coletores de código de barras sem fio, o que aumenta a segurança, eficiência e transparência do trabalho.
O resultado disso tudo se vê na redução de desperdício, redução das perdas e economia gerada. No último balanço anual a divergência encontrada após o levantamento foi de menos de 2 %.