O segredo para uma gestão de materiais com excelência

Todo controle de estoque precisa de uma metodologia, de um padrão para seguir. O segredo é manter esse padrão para tudo que precisa ser controlado. Agora, existe um método que parece super simples, mas que pode evitar problemas gigantescos na sua gestão. E esse método vale para qualquer estoque, seja grande, pequeno, empresa privada, gestão pública, até mesmo na despensa da sua casa.
Quer saber como você pode manter seu estoque sempre funcional e reduzir drasticamente as perdas?
Esse método é mais conhecido como “PEPS”, ou “P.E.P.S”, que são as iniciais de “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”.
A rotatividade de um estoque é um dos pontos-chave para manter sua funcionalidade e diminuir desperdícios.
Eu disse que parecia simples né? Mas, pensa comigo: será que seu estoque foi planejado para favorecer o PEPS? Como é feita a movimentação dos produtos no estoque? As novas aquisições são colocadas junto ao estoque que já existia? E os itens perecíveis, o lote que chegou por último tem prazo de validade suficiente para sair depois do que já estava armazenado?
E, claro, toda ajuda é bem-vinda para esse controle, uma planilha ou mesmo um sistema que realize estes controles vai fazer a vida do gestor muito mais fácil.
Essas são questões que precisam ser levadas em conta em qualquer estoque. Quem faz compras em casa sabe, é preciso utilizar primeiro o que tem prazo de validade mais curto. Mas também não dá pra comprar algo e deixar lá na gaveta acumulando sujeira só porque o prazo de validade é longo, isso já é gestão de consumo, mas é assunto para outra hora.
Controle de estoque pelo sistema PEPS é funcional, melhora o desenvolvimento das atividades e ainda evita desperdício. Leve essa ideia para seu local de trabalho, você está perdendo materiais sem perceber.
Por Wellington F. Santos
Gestor Público