4 de março de 2020

Almoxarifado Central de Maringá é referência em gestão de excelência

Todo controle de estoque precisa de uma metodologia, de um padrão para seguir. O segredo é manter esse padrão para tudo que precisa ser controlado. Agora, existe um método que parece super simples, mas que pode evitar problemas gigantescos na sua gestão. E esse método vale para qualquer estoque, seja grande, pequeno, empresa privada, gestão pública, até mesmo na despensa da sua casa.

Quer saber como você pode manter seu estoque sempre funcional e reduzir drasticamente as perdas?

Esse método é mais conhecido como “PEPS”, ou “P.E.P.S”, que são as iniciais de “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”.

A rotatividade de um estoque é um dos pontos-chave para manter sua funcionalidade e diminuir desperdícios.

Eu disse que parecia simples né? Mas, pensa comigo: será que seu estoque foi planejado para favorecer o PEPS? Como é feita a movimentação dos produtos no estoque? As novas aquisições são colocadas junto ao estoque que já existia? E os itens perecíveis, o lote que chegou por último tem prazo de validade suficiente para sair depois do que já estava armazenado?

E, claro, toda ajuda é bem-vinda para esse controle, uma planilha ou mesmo um sistema que realize estes controles vai fazer a vida do gestor muito mais fácil.

Essas são questões que precisam ser levadas em conta em qualquer estoque. Quem faz compras em casa sabe, é preciso utilizar primeiro o que tem prazo de validade mais curto. Mas também não dá pra comprar algo e deixar lá na gaveta acumulando sujeira só porque o prazo de validade é longo, isso já é gestão de consumo, mas é assunto para outra hora.

Controle de estoque pelo sistema PEPS é funcional, melhora o desenvolvimento das atividades e ainda evita desperdício. Leve essa ideia para seu local de trabalho, você está perdendo materiais sem perceber.

Por Wellington F. Santos
Gestor Público 

Comentários facebook

Gostou desta notícia? Imagine receber com exclusividade todas as nossas novidades? Conte com a gente e fique por dentro de tudo que fazemos de melhor!
Fique tranquilo, não compartilharemos seu e-mail e também odiamos spam.